terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cidade e o Urbano






Tendo como Mestre, tenho Milton Santos como o pai da Geografia, por isso coloco a verdadeira teoria do Urbano em sua concepção.

Para Milton Santos é fundamental o estabelecimento da distinção entre o urbano e a cidade: "O urbano é frequentemente o abstrato, o geral, o externo. A cidade é o particular, o concreto, o interno. Não há que confundir. Por isso, na realidade, há histórias do urbano e histórias da cidade. (...) O conjunto das duas histórias nos daria a teoria da urbanização, a teoria da cidade, a história das ideologias urbanas, a história das mentalidades urbanas, a história das teorias" (Santos, 1994. P. 69-70).

A cidade, como expressão material da urbanização, sintetiza sua condição de lugar, como espaço do acontecer, e expressa o global, como ponto de articulação de uma rede que organiza os interesses das corporações.

Apud. A ANÁLISE URBANA NA OBRA DE MILTON SANTOS - Maria Encarnação Beltrão SPOSITO em: AGB - Associação do Geografos Brasileiros - Presidente Prudente http://agbpp.dominiotemporario.com/doc/marian21.pdf acessado em 23/08/2011 as 14h 30 min


Diariamente ao observar nossa cidade, nossa urbana Manaus, irei retratar como um olhar crítico geográfico nossas políticas públicas, que deveriam ser de interesse a população e na verdade esta voltada a interesse de poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário