segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Eleitores que deram maior votação a vereadores se queixam de abandono
28 Ago 2011 . 01:00 h . Martha Bernardo . portal@d24am.com
A falta de segurança e a ausência de vereadores nos bairros foram unanimidades nas reclamações dos entrevistados, que ressaltaram que as visitas só começam faltando seis meses para as eleições.
Manaus - Moradores e comerciantes dos bairros que deram as maiores votações individuais para os vereadores de Manaus nas eleições municipais de 2008, apontaram a falta de limpeza pública, a precariedade nos serviços de transporte coletivo e abastecimento de água, como os maiores problemas enfrentados diariamente.
A falta de segurança e a ausência de vereadores nos bairros, também foram unanimidades nas reclamações dos entrevistados, que ressaltaram que as visitas só começam a acontecer nos seis meses que antecedem o processo eleitoral. “Eles só aparecem perto das eleições, agora nem dão as caras por lá”, afirma Sueli Batista, 52, moradora do conjunto Nova Cidade, na Cidade Nova, zona norte.
Entre os que moram no bairro, maior colégio eleitoral de Manaus com 195.067 eleitores e onde seis dos dez vereadores campeões de votos receberam as maiores votações, a reclamação mais comum foi em relação ao sistema público de transporte e a deficiência no abastecimento de água.
O aposentado João Batista, 45, morador do núcleo 23 da Cidade Nova, afirma que chega a esperar uma hora e meia pelo ônibus da linha que atende o local. Portador de necessidades especiais, ele ainda aponta superlotação dos ônibus como outra dificuldade que precisa enfrentar sempre que usa o transporte público.
Segundo ele, durante o período eleitoral, muitos candidatos prometeram solucionar os principais problemas do lugar, mas nada foi feito. “Nas eleições, o Wilker Barreto foi até nós e prometeu ajuda, mas depois desapareceu”.
O auxiliar de dentista, Vanderlei Vieira, 30, morador do Mutirão, também reclama da demora dos ônibus das duas linhas que circulam onde mora, mas ele também destaca o problema enfrentado com a falta de água. “Nós temos água apenas quatro horas por dia, de 6h às 10h. E precisamos estocar o máximo que pudermos”.
No bairro Parque 10, zona centro-sul da cidade, a maior reclamação de moradores e comerciantes é a limpeza pública, praticamente inexistente, principalmente nas ruas próximas à feira coberta do lugar. A aposentada Maria Lúcia da Silva, 61, reclama do forte odor causado pelos esgotos que muitas vezes são despejados em via pública.
O zelador Edno Lemos Coelho, 76, que trabalha há 12 anos em um prédio na Rua do Comércio, afirma que de uns anos para cá a situação do bairro piorou e que é a própria população quem precisa cuidar da limpeza das ruas. “Se cada um não varrer e limpar a sua calçada isso aqui fica imundo porque a Prefeitura não faz isso”.
Em Petrópolis, zona sul, a maioria das reclamações também está direcionada ao transporte coletivo e à falta de limpeza pública. O aposentado Pedro da Silva Menezes, 68, que mora no bairro há 40 anos, faz um desabafo sobre a situação em que vive.
“Nós estamos abandonados, mas sempre entra prefeito e sai prefeito e ninguém faz nada por nós”. Ele afirmou ainda que nem os vereadores que moram no bairro, como Roberto Sabino (PRTB), mostram interesse pelo lugar.
Segurança
A falta de segurança foi o único tema citado pelos moradores da Compensa e Santo Antônio, zona oeste da cidade. Segundo eles, não há policiamento no local e a ocorrência de assaltos é constante. “Eu já fui assaltada duas vezes e, quando ligamos para a polícia, eles não nos atendem”, disse a dona de casa Ana Aragão, 58, que mora na Compensa.
A professora Silvia Morais, 31, também da Compensa, aponta o tráfico de drogas no bairro como o maior causador da violência no local e culpa a falta de policiamento.
Políticos negam afastamento
Mesmo com a reclamação unânime dos moradores de quatro zonas de Manaus, sobre a ausência dos vereadores nos bairros e comunidades, após o período eleitoral, parlamentares afirmaram que não procuram a população apenas para pedir votos nos meses que antecedem as eleições.
Roberto Sabino (PRTB), um dos vereadores criticados por eleitores, por segundo eles, ter desaparecido após as eleições, afirmou que nunca deixou de atender os pleitos das comunidades. Segundo ele, a prova de sua atuação é o programa que apresenta todos os sábados, na Rede Boas Novas, onde visita os bairros de Manaus.
O vereador criticou ainda aqueles que reclamaram da sua “ausência” nos bairros de Manaus. “É claro que eles criticam, não sabem nem a minha função. Vereador não ganhou para ser gari, lixeiro. O que posso fazer é tentar direcionar as demandas para os órgãos responsáveis”.
A vereadora Cida Gurgel (PRP) foi outra que negou que tenha deixado de frequentar seus redutos eleitorais. Mesmo com a afirmação de alguns moradores do bairro de Santo Antônio, de que nem ela, nem o marido, ex-deputado estadual Edilson Gurgel, têm frequentado as ruas do bairro, ela afirma que continua realizando o trabalho de sempre.
“Essas reclamações com certeza não têm nada a ver comigo, porque eu continuo fazendo o que sempre fiz. Eu nasci no bairro e quando não sou eu que vou procurar, as pessoas vêm aqui na minha casa. Então não existe isso”.
Wilker Barreto foi outro que também afirmou que continua realizando visitas aos eleitores, mesmo após o fim das eleições. Ele que se autointitula um vereador de bairro, diz que desde que assumiu o cargo em 2009, nunca mais deixou de realizar visitas aos bairros, principalmente das zonas norte e leste.
A pior fala é a seguinte:
Roberto Sabino (PRTB), um dos vereadores criticados por eleitores, por segundo eles, ter desaparecido após as eleições, afirmou que nunca deixou de atender os pleitos das comunidades. Segundo ele, a prova de sua atuação é o programa que apresenta todos os sábados, na Rede Boas Novas, onde visita os bairros de Manaus.
O vereador criticou ainda aqueles que reclamaram da sua “ausência” nos bairros de Manaus. “É claro que eles criticam, não sabem nem a minha função. Vereador não ganhou para ser gari, lixeiro. O que posso fazer é tentar direcionar as demandas para os órgãos responsáveis”.
Fonte: http://www.d24am.com/noticias/politica/eleitores-que-deram-maior-votacao-a-vereadores-se-queixam-de-abandono/33894 Acesso em 29.08.2011 as 22h 46 min
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário